quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tecnologia Assistiva: Adaptações Físicas ou Órteses

    Quando buscamos a postura correta para um aluno com deficiência física, em sua cadeira adaptada ou de rodas, utilizando almofadas, ou faixas para estabilização do tronco, ou velcro, etc., antes do trabalho no computador, já estamos utilizando recursos ou adaptações físicas muitas vezes bem eficazes para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos. Uma postura correta é vital para um trabalho eficiente no computador.
    Alguns alunos com seqüelas de paralisia cerebral têm o tônus muscular flutuante (atetóide), fazendo com que o processo de digitação se torne lento e penoso, pela amplitude do movimento dos membros superiores na digitação. Um recurso que utilizamos é a pulseira de pesos que ajuda a reduzir a amplitude do movimento causado pela flutuação no tônus, tornando mais rápida e eficiente a digitação. Os pesos na pulseira podem ser acrescentados ou diminuídos, em função do tamanho, idade e força do aluno. Determinado aluno nosso, por exemplo, utiliza a capacidade total de pesos na pulseira devido a intensidade da flutuação de seu tônus e também porque sua complexão física assim o permite.


Foto de aluno digitando utilizando pulseira de pesos no braço
Foto de aluno digitando utilizando diferentes recursos de  Tecnologia Assistiva




Matheus Simões Santos

Um comentário:

  1. Para as crianças especiais é muito importante as adaptações que vem sendo feita, pois facilita o uso do computador por exemplo. Mas é triste saber que nem todos que precisam tem acesso a essas inovações .

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